Mobile Frame: Year Zero

Vitoria Faria
3 min readMay 15, 2023

--

Frame de transporte LLAMA, por JP Bergamo, melhor artista que você vai encontrar e que eu tive a honra de que participasse dessa mesa

A minha conversão pro Tinyd6 não foi a primeira vez que eu tentei adaptar Mobile Frame Zero para uma engine de RPG. A alguns anos atrás, eu tentei fazer a mesma coisa com a Year Zero Engine, da Free League.

Diferente da maioria das minhas ideias mirabolantes de homebrew, dessa vez eu de fato a coloquei em teste e chamei uma galera do Discord gringo de Mobile Frame Zero para testar. Infelizmente, por motivos de agenda, só conseguimos fazer uma sessão. Eu acabei não sendo tão consistente quanto eu queria sobre como o sistema de estresse deveria ser utilizado e dei umas escorregadas e embromadas aqui e ali, mas em geral, foi muito divertido e penso em retomar essa ideia de novo no futuro.

Ao invés de ser um sistema novo feito do zero a partir do SRD da Engine, é basicamente um mod ou add-on para Alien. Visto que Alien já tem um arcabouço bom de recursos e temáticas voltadas a um hard sci-fi mais “tenso” (e inclusive até regras para veículos), me pareceu um bom casamento de ideias.

Aqui a tensão vem da intensidade e do temor do conflito armado entre pequenos veículos zoomórficos adaptados para o combate ao invés dos horrores tecno-orgânicos dos xenomorfos, mas ainda sim, é uma tensão.

Um Mobile Frame em Alien

As regras de construção são bem simples e funcionam em cima das regras de veículo nativas do sistema. Alguém pode me questionar porque eu não usei as regras de armadura e power-loader. A ideia é que Mobile Frames, apesar de muitas vezes humanoides, são veículos bona fide, mais um jeep pesado com pernas do que uma armadura, em espírito.

Um Mobile Frame sem sistemas é um veículo terrestre com as seguintes estatísticas:

crew 1, speed 2, 4 hull, 3 armor

Cada sistema adicionado adiciona 2 ao hull, para um máximo de quatro sistemas por Mobile Frame, esses sistemas funcionam como descrito a seguir:

Arma de fogo direto: 3 de dano, +3 para atirar, efetivas em alcance médio e longo.

Arma de artilharia: 3 de dano, +3 para atirar em alcance extremo, -3 de penalidade se usado em alcance longo, -5 de penalidade em alcance médio.

Arma de corpo-a-corpo: 5 de dano, +3 para atacar.

Armadura: 3 de armadura, um segundo sistema de armadura é mais 3 de armadura e mais 2 de hull extras além dos 2 de hull padrão para cada sistema.

Reconhecimento tipo A: +2 para observação. Reduz penalidades de alcance e cobertura em 2. Um segundo sistema desse tipo não adiciona modificadores numéricos mas faz com que o frame ignore efeitos ambientais como fumaça ou neblina.

Reconhecimento tipo B: +2 para comando. Comando afeta um aliado adicional. Segundo sistema acumula efeitos.

Movimentação: +2 para pilotagem. Frame pode fazer saltos através de cobertura ou verticalmente com um teste de pilotagem. Segundo sistema mantém vôo verdadeiro e faz testes apenas para manobras arriscadas.

Me diverti bastante com essa ideia e espero ter a chance de continuar a testando e refinando na vida real, quem sabe consigo invocar a velha galera do Discord mais uma vez.

--

--

Vitoria Faria
Vitoria Faria

Written by Vitoria Faria

(ela/dela) - Súcubo dorky que gosta um pouco demais de jogos de mesa - Faz outras coisas na vida, mas raramente fala sobre - Travesti, sáfica e poliam

Responses (1)